PL do vereador Ney Maruim é aprovado por unanimidade e reconhece ruas pavimentadas de pedras calcárias como Patrimônio Histórico e Cultural Maruinense

Por unanimidade, o Projeto de Lei, (PL), Nº 06/2022, do vereador Uedson Ney, (PT), o Ney Maruim, foi aprovado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (25), e reconhece as ruas centenárias pavimentadas de pedras calcárias como Patrimônio Histórico e Cultural Maruinense.

De acordo o PL, as vias públicas centenárias pavimentadas de pedras calcárias especificamente, a Rua da Cancela (General Siqueira) e suas travessas e a Rua do Parque Otto Schramm passam a ser reconhecidas como Patrimônio Histórico e Cultural Maruinense, em caráter municipal, competindo ao Poder Executivo, a elaboração de critérios para a sua manutenção, salvaguarda e proteção.

Durante a sessão desta terça, o vereador Ney Maruim agradeceu aos parlamentares pela aprovação unânime do Projeto de Lei que seguirá, agora, para a sanção do prefeito Gilberto Maynart, (PT).

Eternizadas em fotografias, livros, poemas, obras de arte e enraizadas na memória de muitos cidadãos, memória ainda mais avivada, graças ao saudoso Joel Macieira Aguiar, além de outros, que relatam em suas obras literárias, as ruas foram calçadas com pedras calcárias para recepcionar Suas Majestades Imperiais, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, em 14 de janeiro de 1860.

O escritor, memorialista, ativista, e imortal da Academia Maruinense de Letras e Artes (AMLA), Hefraim A. Israelí, atuou ao lado do vereador Ney Maruim com levantamentos históricos e dossiês das intervenções que descaracterizavam as ruas de pedras que são testemunhas da construção da história de todo um povo.

Por Lohan Muller, jornalista DRT 2391/SE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s